sexta-feira, 5 de outubro de 2018

ENTREVISTA TIARA FORTUNA -

Tiara Fortuna

Nome: Tiara Fortuna

Idade: 36 anos

Com qual idade começou o gosto pela literatura?
R: Acho que foi com 12 anos com "O mundo de Sofia" e "O alquimista". Daí em diante não parei mais.

Qual o seu gênero preferido para leitura?
R: Romance, drama e fantasia. Tinha que escolher só um?

Qual seu gênero preferido para escrever os livros de sua autoria?
R: Até agora só me aventurei no romance, mas adoraria embarcar no mundo da fantasia também.

O que te levou a publicar livros?
R: A insistência de minha família (rs). O que me levou a escrever foi a necessidade de colocar no papel algumas das várias histórias que passam pela minha cabeça.

Quantos livros pretende publicar em sua carreira de autora?
R: Não fiz planos a longo prazo. Se depender da minha imaginação serão vários

Qual(is) gênero(s) tem curiosidade em ler? E em publicar?
R: A curto prazo romance. É onde em sinto mais a vontade no momento.

Tem livros publicados internacionalmente? Pretende publicar?
R: A Editora Chiado é de Portugal, então sim, "No meu lugar" está disponível lá também.

Atualmente (outubro/2018) já tem quantos livros publicados?
R: Um, "No meu lugar: Nascer do sol".

Projeto para o próximo livro a publicar?
R: Sim, e bem adiantado. Darei continuidade à história de Aninha.

Há possibilidade de escrever e publicar livros com outro(a) autor(a)?
R: Por enquanto não. Escrever tem sido algo muito pessoal.

Livro de sua autoria preferido?
R: Confesso que é o que está para sair. Escrever é uma habilidade, e assim como muitas outras requer prática.

Livro de outra autoria preferido?
R: Êta! Só um? Fico com "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen, porque é simplesmente lindo.

Fale de sua carreira de autora.
R: É uma das maiores aventuras da minha vida. Sou muito reservada e tornar público algo escrito apenas para mim foi muito difícil no começo. Hoje estou muito mais tranquila porque no curto período desde que me tornei autora tenho encontrado muitas pessoas com gostos similares aos meus e que se identificaram com a história e o clima do livro. Tem sido muito recompensador.

Fale de seus livros publicados. O que a inspirou a criar cada história, o nome de cada um, etc.
R: "No meu lugar" nasceu depois de uma overdose de Stephenie Meyer. Quando terminei a série "Crepúsculo" e "A Hospedeira" eu senti muita vontade de criar algo na mesma linha. Algo meu. Sabia que seria um romance escrito em primeira pessoa e sabia que se passaria em algum lugar significativo para mim, assim escolhi Jiribatuba, a cidadezinha onde tenho as melhores lembranças da minha infância. Os personagens foram aparecendo quase que por conta própria, muito influenciados por vivências minhas e de minha família. As pessoas perguntam se Aninha sou eu. Não, Aninha tem muito do meu sentimento por aquele lugar e alguns valores parecidos com os meus também, mas Aninha foi sendo construída a medida que a história foi sendo escrita. E foi muito fácil escrever sobre o que eu gosto. Então em três semanas já tinha o livro todo pronto. A primeira versão inclusive era ainda maior do que a publicada. Durante anos o manuscrito ficou guardado sem nome. Apenas a minha irmã caçula havia participado de todo o processo e foi ela que insistiu para que eu publicasse o livro. Só escolhi o título ano passado depois de ter o material aprovado pela editora. Assim, em alguns aspectos, "No meu lugar: Nascer do sol" marca um início para Aninha e para mim também.

Escreve romance hot? Como é a inspiração para escrever livros do gênero romance hot?
R: Não escrevo por que não saberia nem por onde começar. Mas aprecio a leitura de alguns.

Mande uma mensagem para os seus leitores.
R: Só tenho a agradecer! Por todo incentivo que tenho recebido; todos os comentários lindos sobre a capa (eu também amei); todas as pessoas que de alguma forma se identificaram com a narrativa; todos elogios, sugestões e até correções. Vocês fizeram meu medo de sair do armário evaporar (rs). Obrigada por todo carinho e receptividade. Agora não escrevo apenas para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTREVISTA DAYA ALVES

NOME R: Daya Alves IDADE R: 30 e 12 rssss COM QUAL IDADE COMEÇOU O GOSTO PELA LITERATURA? R: Desde a infância. COM QUAL IDADE CO...